Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e de Lojas de Conveniência, e de Empresas de Lava-Rápido e de Empresas de Estacionamento de Santos e Região – Sindicombustíveis Resan.

NotíciaSinalização do benzeno nas bombas de gasolina deve ser alterada a partir de janeiro/2022


De acordo com a Portaria MTPS Nº 427 de 07/10/21 que trata dos aspectos envolvidos na exposição ocupacional ao benzeno em Postos de Combustíveis (referente à NR20), a partir de 03 de janeiro de 2022 será exigida uma pequena alteração na sinalização referente ao benzeno nas bombas de gasolina.

JAN 6, 2022

 

Em 07/10/2021, o Ministério do Trabalho e Previdência editou a Portaria nº 427 alterando parte das regras da NR20, que foi instituída em 2016 pela Portaria nº 1.109, ora revogada por esta recente portaria.

O novo Anexo IV manteve o item 13.1 da norma anterior sem modificação, obrigando que postos revendedores exibam sinalização em local visível, na altura das bombas de abastecimento de combustíveis líquidos contendo benzeno, indicando os riscos dessa substância, nas dimensões de 20x14 cm com os dizeres: "A GASOLINA CONTÉM BENZENO, SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA. RISCO À SAÚDE".

Portanto, os adesivos já exibidos pelos postos de acordo com este conteúdo e dimensão devem ser mantidos, sendo preciso apenas indicar o número da nova norma. Para facilitar essa tarefa, como é sabido o Sindicombustíveis Resan de longa data oferece essa sinalização às empresas associadas em formato de adesivo.

O modelo atualizado pelo Sindicato contendo essa modificação foi enviado por e-mail aos associados e pode ser impresso ou servir de base para confecção de novo adesivo pelas empresas. Vale informar que o Resan também providenciou a confecção de adesivos atualizados, que serão em breve entregues às associadas através de nosso visitador Sr. Roberto ou poderão ser retirados na sede do Sindicato.

 


Comentários

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas