Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e de Lojas de Conveniência, e de Empresas de Lava-Rápido e de Empresas de Estacionamento de Santos e Região – Sindicombustíveis Resan.

PostoPeríodo chuvoso exige atenção redobrada da Revenda quanto à qualidade dos combustíveis


Neste período de grande incidência de chuvas em diversas regiões do estado, o cuidado com os equipamentos de armazenamento e verificação dos combustíveis deve ser redobrado.

JAN 8, 2021

Fonte: Minaspetro

Garantir a qualidade dos produtos revendidos no posto é uma das principais obrigações da atividade de Revenda de combustíveis. Não por acaso, o setor apresenta índices elevados de conformidade em todo o Brasil, atingindo padrões de nível europeu ao longo dos últimos anos.

Ainda que os revendedores estejam atentos a essa questão, é importante ressaltar que, neste período de grande incidência de chuvas em diversas regiões do estado, o cuidado com os equipamentos de armazenamento e verificação dos combustíveis deve ser redobrado.

Alguns passos são fundamentais para garantir que não haja infiltrações nos tanques e que o combustível vendido no posto esteja dentro das especificações estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP):

  1. Confira periodicamente a estanqueidade dos tanques, verificando o volume de água na câmara de contenção;
  2. Verifique diariamente a qualidade de todos os produtos através das ferramentas de análise de combustível;
  3. Verifique diariamente os densímetros de etanol das bombas;
  4. Antes de períodos chuvosos, execute o teste de vedação nas bocas de visita dos tanques, para assegurar a segurança do sistema de armazenamento subterrâneo;
  5. Após uma grande chuva, abra as bocas de visita e verifique se a água não entrou nos tanques;
  6. Sempre observe se os bueiros e sistema de drenagem das águas na região do posto estão limpos e desobstruídos; caso identifique problemas, acione a prefeitura municipal para a devida manutenção.


Estas atitudes podem evitar enormes prejuízos para o posto e eventuais autuações e multas dos órgãos fiscalizadores, caso seja identificado produto não conforme.


Comentários

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas