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Postos & ServiçosPostos BR serão pontos de retirada de compras feitas pela internet


Conhecido como e-Box, os armários inteligentes são tendência mundial e deverão ser instalados em 400 postos de combustíveis até o final de 2021.

DEZ 27, 2019

Matéria publicada na edição de dezembro/2019 da revista Postos & Serviços

Com o mundo cada vez mais digital, aproximadamente 82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já se renderam às facilidades das compras online. Afinal, com a vida corrida, os clientes mais antenados buscam por agilidade, comodidade e melhores preços com condições de pagamento. Ao que tudo indica, essa se tornou a melhor opção de compra para a maioria pertencente a esse grupo de internautas.

Segundo levantamento realizado pela NZN Intelligence, 82% dos que já compraram algum produto pelo computador ou celular, em torno de 74% adotaram esta modalidade como a preferida em relação às compras tradicionais realizadas em lojas físicas. Mas, para quem mora sozinho e não possui portaria no prédio, comprar online acaba se tornando um problema por conta da dificuldade da entrega do produto.

Além disso, no Brasil, há o problema de segurança pública, em que as encomendas, muitas vezes, são furtadas e não chegam aos seus destinos (veja quadro). Foi pensando em como melhorar a experiência de compra online que a Clique Retire fechou, em novembro, uma parceria com a BR para que os postos da rede recebam o serviço de e-Box. Tendência mundial de retirada e devolução de compras feitas pela internet, aproximadamente 400 ‘armários inteligentes’ devem ser instalados nos postos do Rio de Janeiro e São Paulo até o final de 2021.

Marcio Artiaga, CEO da Clique Retire, explica que na experiência internacional, a ideia é reduzir custos de frete e oferecer mais conveniência ao cliente. Por aqui, o intuito é o de driblar as dificuldades impostas pela falta de segurança pública, que muitas vezes impede que o produto chegue diretamente à casa do consumidor.

“Somente no Rio de Janeiro, cerca de 47% dos moradores de áreas de risco têm restrição de acesso a fretes ou não possuem endereço postal. Isso é uma barreira para a compra online”, disse.

Instalação nos postos BR

A projeção inicial é de que, nos próximos dois anos, Rio e São Paulo ganhem 400 terminais de autoatendimento para entrega de encomendas de e-commerce em postos da bandeira BR.

“A parceria com a Clique Retire é um passo na direção em oferecer conveniência e comodidade à população dos grandes centros. Do total de 7.800 postos Petrobras em todo o país, há mais de 1.200 com conveniência BR Mania. Grande parte já manifestou interesse em receber os terminais”, disse Leonardo Burgos, executivo de Negócios da BR.

Como se registrar?

O usuário deve fazer um cadastro gratuitamente no site da Clique Retire (www.cliqueretire.com.br) para obter seu endereço virtual de entrega e usufruir do serviço de e-Box. Ao finalizar a compra na internet, o cliente insere o endereço virtual fornecido pela plataforma e escolhe em qual e-Box da Clique Retire a mercadoria deve ser entregue. Em seguida, recebe por SMS uma senha no formato QRCode para abrir o compartimento e retirar o produto comprado. A média de prazo para entrega é de 72 horas. O funcionamento dos terminais é totalmente automático, intuitivo e muito simples.

Dados da insegurança

O Rio de Janeiro é o Estado que mais sofre com furto de encomendas. Segundo estudo da Firjan, foram registrados em 2017 aproximadamente 10.600 roubos de carga, que causaram um prejuízo de R$ 607,1 milhões. Em 2019, a Comissão Especial do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social da Alerj divulgou que os roubos de carga chegaram a diminuir 40% em relação ao mesmo período no ano passado, mas o problema ainda preocupa; 42% dos CEPs cariocas continuam sem receber as entregas dos Correios por falhas na segurança. 

Ipiranga lançou projeto parecido no ano passado

E Em março de 2018, a Ipiranga, em parceria com a Via Varejo – grupo composto pelas Casas Bahia, Extra e Pontofrio – lançou o projeto de instalação dos armários inteligentes em postos de combustíveis da rede de todo o país. Na época, Postos & Serviços divulgou a novidade, que previa a instalação, a princípio, nos postos da rede do Rio de Janeiro. Segundo o comunicado divulgado pela empresa no ano passado, a Baixada Santista e Vale do Ribeira não estavam nos planos para recebê-los.

“A empresa irá avaliar o investimento, assim como a procura e também questões de segurança dos clientes para, depois, expandir às demais cidades”. Ao ser procurada para saber sobre os resultados do período, a assessoria da Ipiranga disse que a expansão ainda segue em planejamento, mas que não podem detalhar números. “O desempenho alcançado com a parceria atingiu as expectativas projetadas, dando mais disposição para a Ipiranga expandir a iniciativa para novas unidades”, disse o comunicado. Já a Via Varejo disse que a operação do projeto encontra-se em revisão no momento. 


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