Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e de Lojas de Conveniência, e de Empresas de Lava-Rápido e de Empresas de Estacionamento de Santos e Região – Sindicombustíveis Resan.

NotíciaResan reúne associados para discutir temas que envolvem o futuro da revenda

JUN 12, 2019

A advogada do Resan observa que as alterações em curso modificarão substancialmente as condições concorrenciais em toda a cadeia do abastecimento, em especial na revenda, colocando em risco tanto os fins desejados por tais medidas assim como a viabilidade do comércio varejista.

Nesta terça-feira, dia 11, o Sindicombustíveis Resan reuniu em sua sede revendedores da base territorial do sindicato para debater as recentes medidas propostas pela ANP com base em recomendações do CADE, que estão sendo conduzidas pelo Ministério de Minas e Energia com o apoio do Ministério da Economia. Se aprovadas, elas colocarão em risco o futuro dos postos de combustíveis. Dentre os assuntos, foram discutidos temas como a verticalização e venda direta de etanol das usinas para os postos.  

A advogada do Resan e também acadêmica em política energética, Carolina Dutra, observa que as alterações em curso modificarão substancialmente as condições concorrenciais em toda a cadeia do abastecimento, em especial na revenda, colocando em risco tanto os fins desejados por tais medidas assim como a viabilidade do comércio varejista. "Se é para verticalizar - o que entendemos não ser nem necessário, nem adequado -  por que não criar um processo de mão dupla? Por que ampliar as possibilidades para outros agentes e não permitir que a revenda também possa reconfigurar sua atividade?", questiona.

José Camargo Hernandes, presidente do Resan, disse que caso essas propostas venham a ser aprovadas, o sindicato entende que os atuais modelos de contratos de exclusividade terão que ser  modificados. "Mais do que nunca precisamos nos unir e lutar para que possamos continuar com nossos negócios abertos".

Confira mais detalhes da reunião na próxima edição da revista Postos & Serviços.


Comentários

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas