Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e de Lojas de Conveniência, e de Empresas de Lava-Rápido e de Empresas de Estacionamento de Santos e Região – Sindicombustíveis Resan.

NotíciaSenador quer CPI para investigar juros de cartão

FEV 28, 2018

"Mesmo países em desenvolvimento como o nosso apresentam taxas de juros nessa modalidade de crédito muito inferiores às praticadas no Brasil”

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) protocolou no Senado pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os juros cobrados pelas empresas operadoras de cartão de crédito.

A Secretaria-Geral da Mesa confirmou a apresentação do requerimento, protocolado na noite desta terça-feira (27), segundo a assessoria do parlamentar.

Ainda de acordo com a assessoria do senador, 35 senadores assinaram o pedido. O requerimento para criação de uma CPI precisa do apoio de, no mínimo, 27 senadores.

O pedido é para que a CPI seja composta por sete integrantes titulares e sete suplentes e tenha prazo de 180 dias para apresentar um relatório final. No requerimento, Ataídes Oliveira falou em “juros extorsivos”. Em janeiro deste ano, os juros médios das operações com cartão de crédito ficaram em 327,9% ao ano, segundo o Banco Central.

Juro do Cartão de Crédito

“O objetivo desta CPI é investigar as razões dessa anomalia. Mesmo países em desenvolvimento como o nosso apresentam taxas de juros nessa modalidade de crédito muito inferiores às praticadas no Brasil”, afirmou o senador ao justificar o pedido de CPI.

Protocolado o requerimento, a Secretaria-Geral da Mesa precisa conferir as assinaturas. Depois disso, o pedido tem que ser lido em Plenário. Confirmada a criação da CPI, os líderes partidários devem fazer as indicações dos nomes que vão compor o colegiado. Feitas as indicações, a Comissão pode ser instalada.

Fonte: G1


Comentários

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas