Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e de Lojas de Conveniência, e de Empresas de Lava-Rápido e de Empresas de Estacionamento de Santos e Região – Sindicombustíveis Resan.
O Manual de Conduta do RESAN representa os princípios básicos administrativos e políticas adotadas pelo Sindicato e se refere às ações e relações com seus funcionários, assessorias e todo o conjunto de entidades com quem se envolve no desempenho de suas atribuições estatutárias. O Sindicato, através deste manual, tem por objetivo firmar compromisso de conduta naquilo que está definido em sua Carta de Princípios além de suas expectativas quanto às relações com seus principais parceiros, que são suas associadas, fornecedores, serviços contratados, governo, sociedade e comunidade no que diz respeito aos aspectos éticos e morais e que servirá de base na orientação das decisões dos seus diversos níveis de gestão.
Conforme consta de sua Carta de Princípios, atuar no mercado de revenda de combustíveis contribuindo para o aprimoramento técnico e social de suas associadas e de seus colaboradores, objetivando o bem estar da comunidade que faz parte, propiciando a todos atendimento e serviços de qualidade, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da sociedade de forma transparente.
O Resan após estudar bem suas necessidades de mão de obra dividiu em duas partes a composição de sua equipe de trabalho: pessoal fixo utilizando a quantidade necessária para execução de suas tarefas básicas e contratação de consultores especialistas em diversos setores do direito, da economia e das relações sociais que são requisitados de acordo com a necessidade do sindicato.
São fundamentos básicos na gestão do pessoal:
A Responsabilidade Social adotada pelo Resan se refere ao comprometimento de todos que participam do seu dia a dia, de alguma maneira, na ajuda a segmentos da sociedade que trabalham em benefício dos mais necessitados o que permite aos agentes colaboradores uma visão comum dos seguintes fundamentos:
Princípios que norteiam as relações do Resan:
O Resan na busca de um relacionamento efetivo compromete-se a:
Para regular suas relações com fornecedores e parceiros o RESAN:
Na relação com autoridades, agentes e fiscais do poder público, o Resan:
O Resan considera o Meio Ambiente como tema de alta relevância nas relações com todos com quem se relaciona e procura nas suas ações desenvolver formas que tratem da prevenção, monitoramento e correção de impactos ambientais.
O presente Manual de Conduta poderá ser atualizado sempre que necessário e entrará em vigor a partir da data de sua aprovação pela ASSEMBLÉIA GERAL DO RESAN, devendo ser comunicado a todos que se relacionam com o Sindicato.
Além da atividade sindical em defesa dos interesses dos segmentos representados pelo Sindicombustíveis Resan, a relação entre sindicato e comunidade está no topo da lista de missões que nos envolvem no dia a dia. Os instrumentos para garantir o sucesso deste entrosamento são os programas de responsabilidade socioambiental .
As ações comunitárias são sólidos elos que compõem a Carta de Princípios do Resan, um dos documentos primordiais da entidade. O sindicato se define como uma força viva, atuante e promotora de movimentos que ajudem o progresso e desenvolvimento do Brasil.
Com esta filosofia, desenvolvemos programas de integração e cooperação, dentre os quais a campanha ‘Abasteça o Natal de quem Precisa’, que promove a arrecadação de bens entre associados e comunidade em geral para distribui-los às entidades assistenciais da Baixada Santista e Vale do Ribeira, previamente analisados e selecionados.
O Resan também mantém ativo o Programa Permanente de Esclarecimento do Consumidor de Combustíveis, cujo objetivo é disseminar informações que devem ser observadas pelos clientes, na busca por produtos e serviços de qualidade. Mantemos ativa em nosso portal a Cartilha do Consumidor de Combustíveis, uma ferramenta educativa para o consumidor considerado público-alvo da revenda.
A interação com autoridades e instituições governamentais das diversas esferas, propicia ao Resan ser um importante interlocutor na discussão dos temas que permeiam a vida sindical e as diversas interfaces de uma entidade cidadã.
Garantimos apoio a campanhas em prol da segurança pública, da redução de impostos, educação, da qualificação profissional, saúde ocupacional, Direito do consumidor, entre muitos outros tantos temas sociais.
Especificamente nas negociações coletivas de trabalho, representando a categoria patronal, o Resan busca sempre a conciliação e soluções que atendam aos interesses comuns de patrões e empregados.
Em março de 1996, o sindicato deu um passo importante, assinando o primeiro acordo coletivo com o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Santos e Região.
As peculiaridades regionais são estudadas e todo processo de negociação cumpre o ritual de reuniões e assembleias onde o diálogo e respeito mútuo são as bases para o entendimento. Assim, este sindicato tem demonstrado às lideranças dos trabalhadores que seu modo de agir está baseado na filosofia de ‘negociar para construir’.